sábado, 30 de abril de 2016

Os dez mandamentos do trabalho espiritual: 05 - Não se sinta superior



Nunca julgue que a própria linha de trabalho é superior às demais. Essa superioridade é a antítese do esoterismo, que afirma justamente a onipresença da consciência em todos os seres e caminhos. Essa postura desconecta uma pessoa das autênticas correntes da consciência amplificada, e é o ponto de partida para o fanatismo.

Antídotos: Equidade e moderação.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Os dez mandamentos do trabalho espiritual: 04 - Cuidado com o excesso de autoconfiança.


4. Não sentir excesso de autoconfiança. Quem se crê autossuficiente é uma presa fácil para os agentes do engano e, não raro, vê-se envolvido por eles. Quem crê demais na própria capacidade está fadado a equivocar-se. O excesso de certezas, muitas vezes, funda-se em um alicerce carente de verdades.
Antídoto: Desconfiar de si mesmo.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Os dez mandamentos do trabalhos espiritual: 3 - Não se prenda a pessoas, e sim às suas mensagens.


3. Não se fixar em pessoas, mas nas suas mensagens. Você não monta uma casa em um túnel. Ele é só um meio para se chegar até ela. Assim também os mestres são fundamentais para nos “iniciar”, mas não para nos “continuar” e muito menos para nos “acabar”. A nossa realização terrena é missão de natureza personalíssima, ou seja, é indelegável, irrenunciável e, sequer, passível de ser partilhada, quanto mais entregue aos cuidados de outrem. Depender indefinidamente de um mestre terreno é optar por permanecer na infância da senda espiritual.

Antídotos: Responsabilidade e discernimento.

Os 10 mandamentos do trabalho espiritual: 2. Não desperte os dons antes da consciência.


Não despertar os dons antes da consciência. Os dons estão a serviço da consciência. Não é preciso buscá-los; quando chega o momento, eles surgem naturalmente. Buscar o dom antes do saber é inverter a ordem natural do processo. Para que sirvam à consciência, os dons devem ser doados a partir de algo além de nossa vontade.

Antídoto: Equanimidade.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Os dez mandamentos do trabalho espiritual: 01. Não se desconecte da matéria




Os Dez Mandamentos do Trabalho Espiritual

01. Não se desconectar da matéria. O excesso de espiritualismo pode criar uma descompensação com graves prejuízos para a vida pessoal e material de uma pessoa. A matéria é tão importante quanto o espírito; ambos são matizes, graus da mesma manifestação. Nenhum dos dois pode prevalecer sobre o outro.

Antídoto: Equilíbrio.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Quem denigre o nome da Umbanda? - Por Pai Carlos Pavão.




Hoje me deparei com uma postagem, onde tinha um desenho de uma mulher com celular na mão e uma faca com sangue na outra tirando foto de um casal que ela havia matado, na legenda uma tentativa de ponto cantado que dizia:

''O homem que eu amava eu matei com sete facadas''

Enfim, primeiramente que esse tipo de publicação me enoja, principalmente por difamar a figura da Pomba Gira e da Umbanda, segundo que minha indignação vai no alto por ver o tanto de gente batendo palma pra esse tipo de propagação baixa, pois, derruba a religião perante qualquer aspecto social e cultural, derruba seu conceito espiritual no mais baixo nível. Sempre disse que ponto cantado é a nossa reza, a nossa oração, o que movimenta o nosso culto, é o coração de nossos trabalhos, sempre disse também que ser curimbeiro não é apenas pegar um atabaque, decorar letras ou ''compor'' qualquer coisa e se denominar ''Ogã'', o buraco é muito mais embaixo pra essa molecada ficar postando vídeo atrás de status, se um dia alguém rezar para um espírito na minha presença o chamando de Pomba Gira e insinuando esse tipo de ato (vingança e raiva) vou olhar bem a fundo nos olhos do mistificador e pedir para que ele tome vergonha, para que procure uma religião que elime esses conceitos imorais e não um lugar pra ele expor seus miseráveis conceitos ridicularizando uma religião e todo o seu conteúdo. Se me provassem (o que jamais farão) que Pomba Gira vem em Terra alimentar sentimentos de raiva, vingança e outros eu sairia da Umbanda afirmando que umbandistas trabalham com o Baixo espiritual e não com Guias espirituais.

E você pseudo-umbandista, tome vergonha e pare de empurrar a Umbanda ladeira abaixo, você que posta e propaga uma sujeira dessa não venha depois com frases de ''Fé, amor e caridade'', nos poupe de sua hipocrisia, poupe a religião dela e não venha fazer campanha de que ''Exu não é diabo'' e de ''fora a intolerância religiosa'', você é o culpado pela religião ser má vista e pelos guias serem comparados a espíritos das mais baixas qualidades, seja homem ou mulher de verdade antes de bater no peito para dizer que é umbandista!

(Pai Carlos Pavão)

quarta-feira, 6 de abril de 2016

O corpo dorme, o espírito trabalha - Douglas Fersan



Muitas vezes acordamos para um novo dia de trabalho felizes e dispostos, prontos para as batalhas que virão. Outras vezes, apesar de longas horas de sono (algumas delas mal dormidas, é verdade), temos, logo no início do dia, a sensação de cansaço.

Como explicar esse fato?

Claro que em vários casos existem efeitos físicos que explicam os distúrbios do sono, mas não podemos esquecer que a influência espiritual é mais perceptível quando estamos mais libertos da matéria.

Tudo que o fazemos, produzimos, falamos, pensamos, emanamos e sentimos durante o dia é percebido pelo espírito, que a é a nossa verdadeira essência. Assim, quando conseguimos seguir o milenar conselho de "orar e vigiar", permitimos ao nosso espírito absorver as energias que produzimos durante o dia. Se tratamos bem as pessoas, emitimos ondas de amor, solidariedade e tolerância, o espírito é alimentado de forma saudável. O oposto acontece quando deixamos a língua ferina e venenosa trabalhar, quando caímos na tentação das fofocas, da maledicência, da inveja, dos sentimentos mesquinhos.

Assim, ao se desprender parcialmente da matéria no momento do sono, o nosso espírito tem duas oportunidades: a de conviver com seres benignos, dispostos a nos auxiliar na evolução e no aprendizado (embora nem sempre lembremos desses trabalhos, pois tendem a permanecer em nosso subconsciente), ou se mistura aos semelhantes negativos que construímos antes da noite de sono. E da mesma forma, essa carga energética ficar impregnada em nosso subconsciente. Então, as escolhas que fazemos durante o dia determinam os encontros e aprendizados que teremos durante o sono, momento de encontros e lições espirituais.

Portanto vale lembrar que somos sempre responsáveis por tudo que fazemos e colhemos, até mesmo pelas sensações (positivas ou negativas) que nos acompanharão durante o dia, pois são resultado das companhia que escolhemos para os momentos em que o subconsciente trabalha - e embora ele não esteja na memória latente, possui imensa influência sobre as nossas vidas.

Douglas Fersan
.'.