quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A luz está entre nós - por Douglas Fersan


Curta a página Lar de Preto Velho

Raramente vamos além dos que os olhos podem ver.
Nossa visão e pensamentos são minimalistas, não conseguem enxergar o que vai além da visão material. Quando entramos numa casa espiritual, mais especificamente de Umbanda, vemos a tronqueira - o ponto de força dos guardiões - o congá, as imagens dos santos e orixás que decoram o ambiente.

Mas um trabalho espiritual vai muito além disso, vai muito além do que nossos olhos carnais podem ver.

Horas antes da abertura dos trabalhos, as egrégoras que cuidarão do bom desempenho da sessão espiritualista já começam a trabalhar. O ambiente passa por uma faxina astral, na qual miasmas, negatividades de toda natureza, larvas astrais e espíritos indesejados são retirados do local.

Porém nós, seres encarnados, somos impuros e carregamos a nossa gama de negatividade que acumulamos entre um trabalho e outro. Mesmo que tomemos os devidos cuidados, com banhos de ervas e limpezas astrais, carregamos energias indesejadas também. Com a chegada dos trabalhadores da casa e principalmente da assistência, que procura ajuda, novas energias adentram a casa espiritual. Para que uma nova faxina astral aconteça, é que fazemos as preces de abertura, pedimos a proteção dos guardiões e fazemos a defumação. Assim o ambiente estará preparados para receber nossos orixás e mentores com a força necessária para ajuda espíritos encarnados e desencarnados que buscam auxílio.

São poucos os médiuns que possuem o com da clarividência, mas esses poucos relatam a presença de seres rodeados de luz (outros mal possuem forma humana, sendo quase que pura energia luminosa), trabalhando, orientando e amparando os que ali se encontram.  E justamente por estar na presença desses seres tão iluminados é que temos o dever de observar algumas regras de comportamento: manter o respeito no local, evitar palavras e pensamentos negativos e maledicentes, preservar o silêncio, evitar fofocas e conversas paralelas de qualquer tipo e, principalmente, entrar com o coração puro e humilde, cientes de que somos meros aparelhos intermediários para esses seres de luz. Não somos nós os responsáveis pelas curas e soluções dos problemas das pessoas, somos meros colaboradores, infinitamente inferiores à magnitude moral desses seres de luz que nos amparam e conduzem nosso trabalho. Portanto, umbandista, dispa-se de seu orgulho e vaidade, lembre-se que você é um grãozinho de areia ainda em lapidação na tarefa de auxiliar no progresso a fim de ser o reflexo onde deve se refletir a imagem da fé e da caridade pura.

Douglas Fersan
.'.

Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook.

Nenhum comentário: