segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Exu Mirim - Você o compreende? - Por Douglas Fersan


Curta a página Lar de Preto Velho

Exu Mirim - você o compreende?

Provavelmente uma das linhas mais controvertidas da Umbanda, os exus mirins marcam não passam despercebidos quando passam pelos trabalhos nos terreiros. Agitados, brincalhões, teimosos, chamam a atenção dos consulentes por esse comportamento extrovertido, porém nem sempre são compreendidos.

Representando a esquerda do lado esquerdo da Umbanda, quase sempre são associados a crianças de rua, menores infratores e arquétipos semelhantes, como se representassem um lado ruim da espiritualidade.  Há quem os veja como espíritos de encantados, ou seja, que nunca viveram na terra.  A realidade é que muito pouco se sabe sobre essa linha, o que explica o fato de muitos terreiros de Umbanda não trabalharem com eles.

Na verdade, esses trabalhadores estão para os exus como os erês (ou como alguns preferem chamar, os cosminhos) estão para os pretos velhos. porém mostrando um lado infantil ainda em lapidação, porém com potencial para trabalhar como toda a esquerda que se manifesta na Umbanda.

O exu mirim carrega um fardo ainda maior que o exu "adulto", pois é menos compreendido que esse.  A associação feita entre ele e elementos negativos da sociedade somam-se ao processo de demonização que ocorre com exu desde tempos históricos.  O que se esquece no entanto, é que esses "pequenos" espíritos são grandes trabalhadores, sempre realizando que se dispõem a fazer, por isso é muito importante e de muita responsabilidade do médium e do consulente ao tratar com essas entidades, pois estando ainda em "lapidação" como muitos acreditam, podem ser usados para atender interesses escusos. Porém não se deve jamais esquecer a lei do retorno, segundo a qual para toda ação existe uma reação - reação essa que pode partir inclusive do próprio exu mirim ao perceber que foi usado de forma errada e que isso pode de alguma forma ter atrapalhado a sua caminhada espiritual.  São excelentes para desmanchar feitiços e magia negra, pois caminham com facilidade pelos campos astrais negativos, os quais conhecem bem e percorrem com desenvoltura.

Também é importante atentar ao fato de que quando se promete alguma coisa a um mirim é importante cumprir. Como uma criança teimosa, à qual temos o dever de cumprir uma promessa, senão a teremos nos cobrando constantemente, o mesmo acontece com eles.

Lembre-se portanto: exu mirim adora brincar. Mas não é de brincadeira.

Douglas Fersan
.'.
Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook

Nenhum comentário: