quinta-feira, 7 de junho de 2018

15 dicas de como se portar na Umbanda - 8: Trate bem a assistência. - por Douglas Fersan

15 dicas de como se portar na Umbanda:

08. Trate bem a assistência. Um dia você esteve lá.
É fundamental lembrar que quem procura um templo de Umbanda geralmente o faz pela dor. Raros são os que o fazem por amor ou por curiosidade acadêmica (pesquisa), ou mesmo atendendo a um simples convite para conhecer o local.

O consulente chega ao templo, na maior parte das vezes, machucado, fragilizado, assustado e inseguro. Diante desse quadro psicológico é fundamental receber bem as pessoas, desde a sua entrada no recinto, cumprimentando-as com um singelo "boa noite", até o momento do atendimento e maiores orientações.

Somos o espelho daquilo que praticamos. Se nos portarmos com civilidade e gentileza, passaremos uma imagem positiva da nossa religião. Na mesma proporção em que, se agirmos de maneira grosseira, passaremos uma imagem negativa. O que vão pensar de nossa religião depende de nós mais do que imaginamos.

E não se trata apenas de transmitir uma imagem positiva da Umbanda. Trata-se, acima de qualquer coisa, de um ato de civilidade, solidariedade e amor fraterno. Como se sente um doente que procura um médico e no lugar do remédio recebe o desprezo, como infelizmente sabemos que tanto acontece em nosso país?

Não esqueçamos, então, que a Umbanda é o hospital para muitos, que não encontram o remédio para males do corpo e da alma. E como dizia o profeta: gentileza gera gentileza.

Douglas Fersan

Nenhum comentário: