domingo, 8 de julho de 2012

Bullying nos terreiros - por Jorge Scritori


  Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física e/ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês “bully”, “tiranete” ou “valentão”) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

  Recentemente o termo entrou em evidência com o apoio da mídia e declarações das vítimas, que vêm assumido um importante papel para o controle dessa situação.

  Pois bem!  Como Umbandista procuro de dentro para fora da religião e percebo, junto a relatos de frequentadores e trabalhadores de casas umbandistas que a prática do bullying é bem clara e tratada de forma distorcida.

  Boa parte da prática do bullying é endossada ou justificada pelo “guia”.  O guia, fez, o guia falou, o guia mandou...   Tudo isso em abraço com a tal inconsciência.

  São casos de exposição, de ameaças, de repressão e de medo, fornecidos de forma gratuita.

  Todo médium que aceita essa condição não pode ser encarado como vítima, e sim como consorte da situação.

  Alguns alegam um medo extremo da situação e não têm coragem de dar queixa ou abandonar a casa.   Outros em um devaneio de fé (?) acham tudo normal e totalmente espiritual, o que acaba fortalecendo o processo dentro da casa.

   Entidade ou guia orienta, não aponta o dedo.
  Entidade ou guia sabe o que significa o voto de silêncio mediúnico, sendo assim, não expõe a vida do outro, como se fosse um palco para alguns rirem e outros se amedrontarem.

  Entidade ou guia não denigre, não ofende, não xinga e nem passa por cima do próximo, faz o bem sem olhar a quem.

  O processo mediúnico, religioso e espiritual dentro da Umbanda cria condições para todos tratarem os seus excessos e as suas limitações.

  Há aqueles que abusam desse mecanismo, fazendo da sua sombra interior o coadjuvante perfeito para essa prática hedionda.  Não aceite!  Diga não ao bullying!  Denuncie.

Jorge Scritori

Nenhum comentário: