sexta-feira, 28 de setembro de 2012

07 de Outubro - Eleições 2012: dia de consciência e responsabilidade (Pai Ronaldo Linares)

               "07 de outubro -  Eleições 2.102"
 é dia de:
Consciência e Responsabilidade

            No dia 20 de setembro estive no evento promovido pela Mãe Maria Emília Campi:

Tocando tambor a gente se entende!

um encontro entre amigos com a presença de Sacerdotes, Ogãs e Mestres de Curimbas.

""Tambor é a forma mais antiga de comunicação entre os homens e a Ancestralidade."

            Entre os presentes estavam Pai Élcio de Oxalá, o Mestre Robson do Gantois, o vereador de SBC Tunico Vieira, além de nossos amigos Babalorixás, Ialorixás, Ogãs, Equedes, Chefes de Terreiros e Sacerdotes da Umbanda e Candomblé formando um grupo de aproximadamente 300 pessoas.

            Terminadas as demonstrações de capoeiras e as homenagens às lideranças presentes, houve uma animada confraternização entre os vários tipos de toques de atabaques que ali estavam.

            Em seguida, Pai Ronaldo Linares e Pai Élcio tomaram a palavra para evidenciar a importância do apoio à candidatura de Mãe Maria Emília, ressaltando a sua personalidade forte e guerreira, seu caráter e sua história de vida sempre lutando em defesa da Umbanda e do Candomblé.  Mãe Maria Emília há muito professa nossa religião tem sua Casa aberta a mais de vinte anos.  Desta forma, ela conhece muito bem as necessidades dos praticantes da religião.

            Entre os ditos populares que conhecemos sempre nos lembramos dos mais usados, por exemplo:
                        >> em  briga de marido e mulher não se mete a colher;
                        >> quem casa quer casa;
                        >> gato escaldado tem medo de água fria;
                        >> política e religião não se misturam;
                                              
            Pois bem, até hoje esses assuntos não se misturavam  mesmo, mas, não me lembro de ter visto em outra época, tanta associação de dois temas tão distintos como política (ciência da organização, direção e administração de Estados, Cidades, etc.) com religião (conjunto de sistemas culturais e crenças que ligam a humanidade com a espiritualidade).    Me parece que há uma corrida às Câmaras com o intuito de resolver problemas de determinados grupos religiosos em detrimento de outros.  Misturar política e religião nunca me agradou porque as coisas da espiritualidade não podem nem devem ser resolvidas em mesas de reuniões através de trocas de favores e bens materiais.

            Por muito tempo relutei em me envolver nessas disputas.  Procurei sempre tratar cada assunto em seu contexto, sem deixar que eles se misturassem de forma prejudicial.  Todas as vezes que me envolvi com política foi para conseguir algo para a religião, e sempre fiz questão de mostrar a todos e deixar bem claro quem nos ajudou nessa trajetória religiosa e por quais benefícios foram responsáveis.
            Só que agora percebo que alguns líderes religiosos preconceituosos, que sempre nos trataram como desiguais estão cada vez mais em cargos públicos, legislando a seu favor e da sua religião, e não para a população, como deveriam fazer.

            É por isso que estou dando esse depoimento em favor da Mãe Maria Emília, candidata à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, bem como ao meu filho de fé Nilo Massone, candidato à Câmara Municipal de Atibaia, porque são pessoas idôneas, honestas, sem máculas em suas histórias de vida.

            Mãe Maria Emília é Assistente Social, pós-graduada em Administração em Projetos Sociais/ Gestão de Políticas Públicas, Diversidade e Inclusão Social.  Atualmente atua nos programas da SEDESC (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cultural de S. Bernardo do Campo) e foi a responsável pela implantação do serviço de Geração de Renda na Terceira Idade e é atendente no Centro de Referência a Pessoa com Deficiência, onde atende, encaminha e defende os direitos da Pessoa com Deficiência com seriedade e respeito.

            A Umbanda e o Candomblé necessitam ter dentro das Câmaras pessoas íntegras e dispostas a lutar para que não sejamos, além de vítimas de preconceitos religiosos dentro de nossos Templos (não raramente invadidos), execrados também nos discursos das casas legislativas sem que alguém possa nos defender no mesmo tom.

            Por isso tudo, meus amigos, filhos de fé, Chefes de Terreiros, frequentadores do SANU e da Casa de Pai Benedito, alunos, filiados e  simpatizantes das religiões de origens africanas peço que deem um voto de confiança aos que se propõem, mais do que nos defender, a lutar para que nossa voz não emudeça, nossa bandeira não deixe de tremular e  nossos atabaques nunca se calem.

Mãe Maria Emília: Vereadora (São Bernardo do Campo) - 15.999
Nilo Massone: Vereador (Atibaia) - 40.007

Pai Ronaldo Linares

Um comentário:

Luz13 disse...

Esse é o momento para refletirmos sobre a frase da Aline, da Cidade das Piramides: "Por que reclamas dos governantes se eles são fruto do seu voto e das suas atitudes?" Visitem o site www.deolhonomundo.com tenho certeza que gostarão. Abraços