terça-feira, 30 de setembro de 2014

Lenda de Xangô - por Douglas Fersan


Xangô é reconhecido como o Senhor da Justiça.

Oyó, o reino de Xangô, foi invadido por um exército inimigo. Os comandantes desse exército não tinham a menor piedade: aprisionavam não só os soldados de Xangô, mas também os velhos, as mulheres e as crianças do reino. Após aprisionar os inocentes, os comandantes mandavam mutilá-los e enviava seus braços, pernas e cabeças para torturar Xangô.

Tomado de uma imensa ira, Xangô subiu ao alto de uma pedreira com seu oxé e implorou a Olorum que o ajudasse. Em sua fúria, batia com força o oxé na pedreira enquanto rogava ajuda de Olorum.  Desse impacto começaram a sair faíscas, que se tornaram raios gigantescos. Esses raios atingiram as cabeças dos comandantes do exército inimigo e os seus soldados foram aprisionados. 

No entanto, Xangô determinou que esses soldados não fossem punidos, pois assim como os seus comandados, também cumpriam ordens apenas.  Diante da atitude digna de Xangô, Olorum o designou como o senhor da Justiça e assim é até hoje. Quando alguém precisa da Justiça Divina é a Xangô que recorre.


Parte integrante do curso "Mitologia dos Orixás" ministrado por Douglas Fersan, dirigente do Templo de Umbanda Lar de Preto Velho.
.'.

Nenhum comentário: