quarta-feira, 13 de maio de 2015

Um grito de liberdade? A corrente se quebrou? - por Douglas Fersan


Para refletir:
Um grito de liberdade e a corrente se quebrou.
Saravá todos os pretos velhos.
Saravá zumbi dos palmares.
Saravá santa Isabel...

Comemoramos hoje, 13 de maio, o dia dos pretos velhos, entidades maravilhosas dos nossos cultos. Porém sabemos que existe uma aura de romantismo em torno do assunto quando se fala em abolição. Sabemos que não foi um ato de bondade, foi movido por interesses econômicos e políticos. E a princesa, tida como a grande redentora, não era santa.
Mas o principal: o que mudou para os negros após a libertação? Houve uma política que possibilitasse a igualdade social entre brancos e negros ou continuaram sendo tratados como população subalterna?
Em homenagem aos nossos queridos pretos velhos acho que devemos hoje não só fazer nossas preces, mas também refletir sobre essas questões.

Douglas Fersan
.'.

Um comentário:

Luz13 disse...

Veja o vídeo de Aline que fala das verdades sobre mundo neste ano.
A astróloga, taróloga e fundadora da Cidade das Pirâmides, Eliane Maciel, mais conhecida como Aline, divulgou um vídeo na quarta-feira (13), dia em que é comemorada a libertação dos escravos, no Brasil, e também de Nossa Senhora de Fátima, no mundo, e falou dos problemas causados pelo homem no planeta. Aline falou que os constantes erros dos humanos prejudicam a vida de todos. Ela falou que falta caráter e ética em muitas pessoas. Ela pediu para que cada um despertasse, e vivesse a sua própria vida. (Sidney Rezende) https://www.youtube.com/watch?v=AHQUgXG_C38&feature=youtu.be