quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A magia na Umbanda

Magia nada mais é do que a manipulação de elementos e da energia neles contida. Como numa experiência alquímica, manipula-se esses elementos a fim de atingir um objetivo determinado, e não há nada de sobrenatural nisso. Sobrenatural seria aquilo impossível de se alcançar, já a manipulação mágica, sendo possível, é algo perfeitamente natural – o diferencial é que foge à compreensão convencional, o que a coloca à margem dos demais conhecimentos.
A arte da magia se faz presente em todas as civilizações conhecidas, desde as mesopotâmicas até as ameríndias, cada qual adaptando rituais e métodos de acordo com sua crença e cultura. Assim, a magia tem atravessado séculos, resistindo à perseguições e tentativas de minimizá-la ou então de classificá-la, de forma preconceituosa, como crendice popular. Mas na realidade, a crença na magia ultrapassa os limites das barreiras sociais e até culturais. Ao recorrer a simpatias, benzimentos, determinadas rezas, nada mais se está fazendo do que apelando para a magia.
Assim, é possível afirmar que a Umbanda é a síntese da magia, pois agrega elementos dos mais diversos povos: europeus, africanos e ameríndios – isso sem contar as correntes que tentam inserir novos elementos à sua liturgia. Então, a Umbanda é magística por excelência.
Entretanto, é sempre bom tomar o cuidado para não se deixar iludir e cair naquela crença infantil de que a magia é a solução para tudo. A Inteligência Universal certamente atua sobre o destino de cada um, só permitindo que aconteça aquilo que for de seu merecimento ou necessário ao seu aprimoramento espiritual. A função da magia, nesse caso, é fornecer “meios” para que os trabalhadores do Universo (que alguns chamam de anjos, outros de mentores, outros, simplesmente de “guias”) possam trabalhar e auxiliar os homens naquilo que necessitam.
Existem aqueles que, deslumbrados com aquilo que acreditam ser possível conseguir com a magia, ou ainda, desconhecendo as Leis que regem o Universo, passam a acreditar que tudo podem conseguir usando essa ferramenta, buscando atingir seus objetivos, não importando os meios. Tentam – e acreditam conseguir – burlar as Leis mais primordiais que existem. Muitas vezes conquistam um sucesso efêmero, o que os deixa ainda mais iludidos, já que não possuem a compreensão das dívidas que contraem ao tentar (em vão) ludibriar os olhos do Astral, que nada deixam de ver.
O uso da magia deve ser responsável. As Leis de Umbanda são severas, usar seus meios requer responsabilidade e maturidade e infelizmente não são todos que estão preparados para isso. Aceitar a magia que a vida realiza naturalmente, dia a dia, é um grande sinal de resignação e sabedoria, pois quem assim o faz, respeita aquilo que preparou para si, já que tudo é fruto do merecimento. Manipular energias e elementos com responsabilidade é um trabalho nobre, mas é para poucos, pois são poucos os que sabem fazer isso sem interferir nas Leis do Universo, que é é justo, como justa é a Umbanda, que caminha sempre à trilha das Leis de Deus.

7 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito Douglas, este é um assunto que foi tratado com muita consciência e sem cair na cilada de ser pedante.

Gostaria de acrescentar que a Magia é tão importante na Umbanda quanto muitos pensam, e ela ligada aos fundamentos certos se torna uma poderosa aliada dentro da religião.

Parabéns pelo texto, e axé irmão.

André Mendes disse...

Excelente como sempre.
Acompanho esse blog que considero um dos melhores sobre o assunto.
Queria saber se posso colar o texto para usar em meu site, que fala sobre magia?

Namastê.

Douglas Fersan disse...

Fique à vontade, André.
Apenas nos mande depois o link do seu site.
Abraços.

André Mendes disse...

Obrigado, mestre!
Admiro muito suas idéias.

Unknown disse...

Esse blog é muito bom, estou sempre aprendendo com ele.

Me responda uma coisa, Douglas.
a magia é essencialmente africana?
Pelo menos nos trabalhos de umbanda eu tenho a impressão que sim.
Parabens pelo blog, o melhor blog de umbanda que existe, e pela comunidade.
Isso é que é levar ao mundo inteiro a banderia de Oxalá.

André Mendes disse...

Caro Douglas.
Com a sua autorização publiquei seu texto no meu site

https://sites.google.com/site/espiritoemagia/umbanda

Queria fazer um convite. Quer se tornar um colaborador do meu site? Se não for muita pretenção?
Será um imenso prazer.

Unknown disse...

caro amigo vc tem conhecimento de quais são as cidades sagradas da umbanda? se possível me ajude unde posso encontrar elas relacionadas. joão ihmotep_joa@hotmail.com