quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Os ventos de Iansã - por Douglas Fersan


Raios e mais raios caíam do céu.

Alguns se assustavam - afinal um raio pode causar estragos inomináveis. As nuvens de chumbo davam ao céu um tom diferente daquele costumeiro azul de verão. Percebi que as pessoas apertavam o passo rumo ao seu destino, temiam que um temporal caísse. Muitos maldiziam a variação do tempo: "como pode fazer um sol escaldante de manhã e à tarde caírem tantos raios e trovoadas, prenunciando a chuva?"

Começaram as primeiras gotas de chuva. Aliás, chamar aquilo de gotas era um eufemismo, já que eram enormes.  As pessoas se amontaram nas marquises dos prédios, evitando se molhar. A maioria demonstrava contrariedade com a mudança repentina do tempo.

Foi quando uma senhora, já de certa idade, ao perceber um relâmpago, resmungou baixinho: "Eparrey Iansã".  Olhei para seu rosto e nossos olhares se cruzaram. Esbocei um leve sorriso, talvez imperceptível e percebi que ela fez o mesmo. Foi o mesmo para que entendêssemos que havia uma concordância ali.

Reclamamos tanto do calor escaldante, do tempo seco, do mal estar que a alta temperatura causa... e eis que quando o tempo se manifesta através dos raios, da chuva e dos ventos, nos colocamos a reclamar.

Percebemos a presença dos sagrados orixás nos mais sutis detalhes do dia a dia. O próprio temperamento de Iansã na situação narrada acima é uma prova disso.  Assim é a orixá das nuvens de chumbo, dos raios e da tempestade.  Diante de uma situação que nos incomoda, que nos causa desconforto ou inquietação, ela se manifesta e, de uma forma que nem sempre entendemos, coloca ordem em nossas vidas.

Assim como o calor escaldante nos incomodava, com seus raios e relâmpagos ela nos anunciou a chuva que viria refrescar o dia, aumentar a umidade do ar e nos trazer algum conforto.  Nem sempre entendemos a forma como Deus e os orixás agem em nossa vida, mas eles sempre estão presentes.

Assim como a chuva inicialmente causou um desconforto, mais tarde percebemos que nos proporcionou um alívio. Assim é Iansã: intempestiva. Nem sempre compreendemos a sua natureza, as suas ações, mas como todos os orixás, trabalham sempre em nosso favor.

Eparrey Iansã.
Salve todos os orixás e mão Divina, que nem sempre compreendemos, mas que sempre faz o que necessitamos.

Douglas Fersan
.'.

Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook.

Nenhum comentário: