segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Reencarnação: ordem lógica da vida - por Douglas Fersan


Evoluir moral e espiritualmente: qual seria o grande objetivo da vida se não esse?
Seríamos meros fantoches de Deus, colocados num palco de provações, se não tivéssemos algum objetivo, portanto acreditar que a vida na Terra existe para que possamos colher algum fruto moral dela, é compreender a lógica divina. Caso contrário, de nada valeria viver nesse mundo, que certamente nos trás muitas alegrias, mas tem seus momentos de provação e é principalmente deles que tiramos as mais preciosas lições.

Assim sendo, o mundo, tal como conhecemos, é uma grande escola. Mas como pedagogo pergunto: de que vale uma escola que dá uma oportunidade aos seus alunos?  É justa uma escola que exclui os reprovados? E que não exclui, mas os pune cruelmente?

Acredito que todos concordamos que aos seres em aprendizado é necessário dar oportunidades de recomeçar, de reaprender, de avaliar as próprias atitudes a partir do erro para construir o acerto. Dessa forma, a escola da vida estaria fora da sintonia moral que acreditamos se uma existência fosse a única oportunidade de evoluir.

A reencarnação responde a essas questões de forma satisfatória. Talvez até pudesse ser chamada também de reeducação. Aprender a partir dos erros, ter a oportunidade de saná-los, elevar-se moral e espiritualmente a partir de atitudes positivas parece ser algo mais coerente com a lógica divina do que aquilo que é proposto pela dicotomia céu/inferno. Vale lembrar que a reencarnação não é uma invenção do positivismo de Kardec. É uma crença milenar, encontrada desde as mais antigas culturas indianas e até em fragmentos da Bíblia (muitos deles perdidos ou adulterados, segundo a conveniência de forças políticas dominantes).

Não somos melhores porque acreditamos na reencarnação. Mas, acredito, somos mais lógicos, mas racionais e menos dogmáticos. Assim deve ser a fé, abstrata (senão deixaria de ser fé), mas calcada em argumentos racionais, longe de dogmatismos e sectarismos.

Douglas Fersan
.'.

Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook

Nenhum comentário: