quinta-feira, 10 de março de 2016

Viva a raiz africana, seus galhos, folhas e frutos - Douglas Fersan




Viva a África, raiz de nossas crenças e mãe de nossas tradições.

Somos fruto de uma miscigenação, mas constantemente caímos no erro de acreditar que ao longo da história da construção do Brasil e de sua identidade cultural, a África ficou restrita ao cruel papel de fornecedora de mão-de-obra escrava. Esquecemos (e os livros de história esquecem, tão focados na cultura europeia) que a África forneceu mais do que escravos. Junto com eles chegou ao Brasil uma imensa carga cultural que construiu a identidade do povo brasileiro, tão presente no nosso cotidiano.

Somos africanistas, pois todos os dias, na maioria das vezes sem perceber, repetimos na linguagem, na crença, na alimentação, hábitos que os nossos ancestrais trouxeram e perpetuaram a duras penas.

E foi a duras penas que conseguiram manter viva a chama de sua fé, que ainda hoje lutamos para manter acesa, apesar de tanto desconhecimento e perseguição.

Pagar a dívida contraída com o continente africano é uma tarefa praticamente impossível. O que podemos fazer é agradecer e reconhecer a imensa contribuição cultural e espiritual que herdamos. Salve a mãe África, suas raízes, galhos, folhas e frutos.


Douglas Fersan

Nenhum comentário: