sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ibejis tocam tambor e enganam a morte - por Douglas Fersan

Ibejis tocam tambor e enganam a morte

O trecho a seguir é uma pequena parte do curso "Lendas dos Orixás" que em breve o Templo de Umbanda Lar de Preto Velho estará ministrando. São várias lendas, cada uma trazendo um ensinamento. Aprecie essa sobre os Ibejis.

  Iku (a morte) havia espalhado diversas armadilhas pela florestas. Homens e mulheres, jovens e crianças morriam indistintamente, caindo nas armadilhas de Iku. O povoado estava em pânico. Foi então que os Ibejis, traquinas como sempre, tiveram uma ideia. Cada um pegou um tambor e saiu tocando pela floresta, mas enquanto um tocava, o outro se escondia e silenciava.  Foi quando deram de cara com Iku, que não resistiu ao ritmo contagiante do tambor e começou a dançar freneticamente.  Quanto mais a morte dançava, mas o Ibeji tocava e quanto mais o Ibeji tocava, mas a morte dançava.

   Iku dançou até ficar exausta. Começou a lhe faltar o fôlego. Já não suportando mais, Iku pediu que o Ibeji parasse de tocar, acreditando que ele também estivesse cansado, mas sem que Iku percebesse, o outro Ibeji tomou seu lugar e começou a tocar... e Iku não conseguia parar de dançar.  E assim fizeram por horas e horas seguidas, sem que a morte percebesse que eles se revezavam no toque do tambor.

Iku não aguentava mais aquela tortura, então implorou aos Ibejis que parassem com aquele batuque. Então os Ibejis disseram que só parariam se ela fosse embora dali, levasse todas as armadilhas e deixassem as pessoas viver em paz.  Não tendo alternativa, Iku aceitou a proposta dos Ibejis e foi embora daquele povoado. A partir daquele dia eles passaram a ser vistos como heróis e curandeiros da tribo.

Já a explicação e o debate sobre o significado dessa lenda (e das outras) acontecerão durante o curso.  Participe.

Douglas Fersan.
.'.
Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook.

Nenhum comentário: