terça-feira, 14 de abril de 2015

Os baianos na Umbanda - por Douglas Fersan

Os baianos na Umbanda:

A linha dos baianos na Umbanda caracteriza-se pela alegria e pela forma direta como trabalham.  Sempre que se manifestam em terra, chegam dançando, conversando muito, mas como os próprios dizem, "não têm papas na língua", indo direto ao assunto.

Sua simpatia é comparável à sua sabedoria sobre as coisas da vida, sendo excelentes conselheiros e curadores, já que possuem um grande conhecimento sobre as ervas e as suas propriedades medicinais.

São também excelentes "feiticeiros", pois conhecem bem as mirongas, as mandingas e a magia trazida pelos africanos que aportavam na Bahia. De certa forma houve uma miscigenação entre esses dois povos, gerando essa cultura tão peculiar e rica de conhecimentos e de axé.

Diferente de outras linhas da Umbanda (como a dos caboclos, por exemplo), os baianos pertencem a um tempo mais próximo ao nosso, por isso conseguem compreender de uma forma menos passional os nossos anseios e sempre se prontificam a ajudar.  Muitos deles viveram junto à marginalidade de sua época, entre os salteadores, bandoleiros do sertão, cangaceiros, retirantes...  A vida sofrida lhes proporcionou coragem e sabedoria para enfrentar os problemas da vida e agora, no plano astral, se dispõem a usar esse conhecimento em benefício dos aflitos que os procuram nos templos espiritualistas.

Participar de uma gira de baianos é a certeza de sair aliviado, ter grande parte do peso retirado das costas e a fé renovada. Baiano é povo bom, povo trabalhador, quem mexe com baiano mexe com Nosso Senhor.

Saiba mais sobre os baianos na Umbanda lendo o livro Um Conto da Bahia, através do link Um Conto da Bahia

Douglas Fersan
.'.

Nenhum comentário: