segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Lição de preto velho - texto adaptado por Douglas Fersan

Dizem que certa vez um homem com grandes problemas procurou um terreiro de Umbanda a fim de obter ajuda.  nada em sua vida dava certo, não havia harmonia no lar, o dinheiro era curto, a saúde estava abalada. Ele foi atendido por um preto velho que perguntou se ele estava bem. O homem passou então a contar os seus problemas.

O preto velho então começou a falar disse assim:

_Você precisa seguir o seu caminho de luz, meu filho. Tem que parar de ser egoísta, se desprender das coisas materiais, precisa parar de se divertir e sentir prazer com o sofrimento dos outros, isso só te empurra cada vez mais para o fundo do poço.  Precisa elevar a alma, rezar, pedir clemência a Deus e perdão pelos seus pecados.  Precisa largar os vícios mundanos, da bebida, do fumo, do sexo.  Precisa deixar as pessoas em paz e cuidar mais do seu crescimento espiritual.

Educadamente o homem ouviu aquilo, mas ficou surpreso, pois não fazia aquelas coisas. Não era egoísta, não era apegado às coisas materiais não se divertia com o sofrimento alheio e nem tinha vícios.  Mas como era muito educado, não discutiu com o preto velho. Apenas ouviu, agradeceu e foi embora.

No entanto, a partir desse dia sua vida melhorou.  A partir daí a harmonia tomou conta do seu lar, a saúde se restabeleceu, os caminhos se abriram.

Passado um tempo, foi convidado a voltar ao mesmo terreiro de Umbanda.  Novamente aceitou e foi de boa vontade. Lá chegando foi outra vez atendido pelo mesmo preto velho, que pitava silenciosamente em seu banquinho.

Ao iniciar a conversa, antes que o homem dissesse qualquer coisa, o preto velho perguntou:

_As coisas melhoraram, meu filho?
_Sim - respondeu o homem educadamente.
_Pois é, meu filho - disse o preto velho - naquele dia em que conversamos você achou nada do que eu dizia estava certo, que não tinha a ver com o que você estava passando.  O filho só não entendeu que não era com você que eu conversava, e sim com o obsessor que estava ao seu lado, atrapalhando a sua vida.
Agradecido, o homem não conseguiu conter as lágrimas e humildemente beijou as mãos do preto velho.

Fica aqui uma dupla lição de humildade.

Texto adaptado - ouvi de um amigo de um amigo meu.
Douglas Fersan
.'.

Nenhum comentário: