domingo, 7 de janeiro de 2018

Diga-me com quem tu andas - Douglas Fersan

Sem desmerecer as demais linhas de trabalho, os pretos velhos são provavelmente as entidades mais sábias dentro da seara umbandista. Estão sempre a nos aconselhar e, muitas vezes sutilmente, a nos mostrar os melhores caminhos a trilhar.

Pai João Benedito nos deu esse conselho: "Filhos, se aproximem dos bons e serão como eles. Mas se aproximarem dos maus saibam que serão piores que eles".

Não se trata de excluir pessoas ou se achar acima delas. Mas ao perceber que alguém possui algum desvio de caráter, é nossa obrigação enquanto religiosos abrir as portas a essa pessoa e tentar, através da nossa acolhida, do nosso exemplo, da nossa prática e da nossa paciência, colocá-los no caminho do bem. Se eles quiserem se juntar a nós, serão um de nós. 

Entretanto existe o livre arbítrio e quando na escola da vida alguém opta por permanecer no caminho da soberba, da falsidade, da maldade, da manipulação, da maledicência, se comportando como lobos em pele de cordeiro, nada podemos fazer a não ser deixar que sigam seu caminho. Porém, aí cabe a quem trilha o caminho do bem se afastar da energia que essas pessoas emanam a fim de não se contaminar e não se tornar tão ruim quanto eles. Ou pior que eles, pois quem opta por permanecer ao lado do mal, nada mais faz do que fortalecer essa negatividade.

Douglas Fersan

Nenhum comentário: