terça-feira, 1 de julho de 2014

As crianças na Umbanda trabalham como gente grande - por Douglas Fersan


Curta a página Lar de Preto Velho

Muitas vezes as pessoas visitam um terreiro de Umbanda e saem felizes ao ver as brincadeiras das crianças do astral que incorporam nos médiuns.  Realmente causa espanto, estranheza e até risadas o fato de se ver médiuns adultos, "marmanjos" se arrastando pelo chão, pedindo doces e brincando como se tivessem quatro ou cinco anos de idade.

No entanto, alguns questionam se as crianças da Umbanda estão aptas a nos aconselhar acerca dos problemas terrenos, tão pertinentes ao mundo dos adultos: crises no casamento, dificuldades financeiras, desemprego... como uma criança em idade tão tenra ainda entenderia e, mais que isso, teria discernimento para ajudar a nós, adultos experientes, a resolver questões tão complexas?

Simples. Na maioria das vezes a criança ali manifestada é um espírito que trabalha na seara espiritualista há muitos e muitos anos - muitas vezes possuem mais tempo de trabalho espiritual do que nossa idade carnal.

Mas por que então comportam-se como se tivessem tão pouca idade?

Simples também. São espíritos com um grau de elevação tão alto que adquiriram o privilégio de manter a pureza, a inocência e a doçura das crianças. Isso pode ser visto como uma recompensa da espiritualidade à sua caminhada evolutiva, pois há algo melhor do que ser criança?

Mas talvez há quem faça o seguinte questionamento: as crianças possuem pureza, inocência e doçura, mas possuem sabedoria para nos orientar acerca de nossos problemas?

A resposta mais uma vez é simples: sim.

As crianças são diretas no que falam, possuem uma sinceridade que às vezes até nos choca. As soluções por elas apontadas geralmente passam pelo caminho da simplicidade, pois é assim que percebem as coisas ao seu redor. Em sua inocente sabedoria sabem que a vida é simples, nós adultos é que a complicamos. Além disso, para as crianças não existem problemas sem solução, para elas sempre há uma esperança, tudo terá um final feliz e elas não hesitarão em apontar o caminho para essa felicidade.

E se alguém ainda duvida da capacidade das crianças, basta observar o rosto das pessoas ao final dos trabalhos. Mesmo aqueles que procuraram a casa com os problemas mais graves estão com um sorriso nos lábios. Suas brincadeiras, que na verdade possuem sérios fundamentos, têm a capacidade de levar todos os espinhos da vida, deixando apenas as pétalas a fim de amaciar a caminhada daqueles que antes tinham apenas lágrimas.

Salve as criança da Umbanda.

Douglas Fersan
.'.

Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook.

Nenhum comentário: