terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Umbanda não tem plateia - por Douglas Fersan



A espiritualidade prima pela simplicidade, começando pela forma como se apresenta. Seres de luz, emanando energia positiva e vibrando o bem, não precisam de plateia. Não precisar dar espetáculos, não precisam de títulos, não fazem questão de nada disso.

A Umbanda é território desses espíritos, que já atingiram um grau de elevação invejável, mas não se apresentam com nomes de doutores ou poetas famosos. Não precisam disso. No lugar de se apresentar como famosos notáveis, contentam-se em se nomear com o nome da falange na qual trabalham (por isso existem vários caboclos Sete Flechas, vários pretos velhos Pai João Benedito e assim por diante). O grau de pureza lhes permite um desapego total de títulos, então dispensam os nomes famosos que poderiam se apresentar para dizer "sou o pai João".  Isso lhes basta. Fazer a caridade lhes basta.  Há quem diga que o mesmo espírito que se apresenta como um doutor em religiões que não o aceitariam sem um título, humildemente se apresentam como caboclo ou preto velho na Umbanda.

É importante que todo umbandista compreenda isso, pois seu corpo é um templo de Umbanda e é dentro de sua lei que devemos trabalhar.

Desconfie daquele médium que adora pirotecnia. Que se auto-mutila, que dá shows e cujas entidades já se apresentam exigindo títulos. Fuja de médiuns e terreiros que tratam a assistência como plateia, a Umbanda não tem plateia, a Umbanda tem pessoas que a procuram para solucionar os problemas do corpo e da alma, ou simplesmente para ouvir uma palavra de sabedoria, não de soberba. Umbanda combina com humildade, não com espetáculos circenses.  Chão de Umbanda é solo sagrado, não é picadeiro, médium é instrumento dos orixás e entidades, não ator e as entidades não têm tempo ou disposição para disputar cargos ou se auto-proclamar acima das outras. As entidades de Umbanda respeitam umas às outras. Notou que está diferente disso? Fuja desse médium e desse lugar e procure um terreiro de Umbanda... de verdade.

Douglas Fersan
.'.

Curta a página Lar de Preto Velho no Facebook.

Nenhum comentário: