domingo, 19 de abril de 2015

Umbandista contra umbandista? Até quando? - Douglas Fersan


Ética: até quando esperar?
Seguir uma religião implica (ou ao menos deveria implicar) em procurar um aprimoramento enquanto ser humano. Pertencer a um templo, independente de sua denominação, deveria ser a prerrogativa para o próprio crescimento moral.

Paradoxalmente, vemos que não é bem isso o que acontece. Como costumo dizer, o maior inimigo da Umbanda é o umbandista. Não é o evangélico que fala mal da nossa religião: ele fala aquilo que acredita, passa adiante a ideia que um dia comprou. Não é o católico, que condena nossos rituais. O maior inimigo é o umbandista, que através de sua postura consegue macular aquilo que mais deveria preservar: a sua religião.

E o que é pior, essa falta de ética fica evidente quando um umbandista começa a demandar contra outro umbandista. Quando um terreiro tenta demandar contra outro.

Será que isso acontece?
Com certeza...  e mais do que imaginamos.

Se você pertence a um terreiro e não concorda com os rumos que ele toma (ou melhor, se não consegue ser a estrelinha que gostaria de brilhar no lugar do Pai Oxalá), siga seu caminho. Crie seu próprio terreiro, seja a estrelinha...  Mas esteja ciente de que a tarefa de conduzir uma casa espiritual não é fácil e que esse comando vem do astral, e não do seu ego.  Se conseguiu arrastar um outro filho da sua antiga casa consigo, parabéns... você praticou uma enorme caridade, pois livrou essa casa de alguém que não trabalhava ali com o coração aberto e com amizade e respeito verdadeiro pelos orixás e entidades da casa.

Mas pensou que derrubaria essa casa, não é?
E ao contrário disso, ela prosperou, cresceu em quantidade de atendidos, de filhos-de-fé e isso sem falar nas conquistas que vieram pelo merecimento e esforço de cada filho que ali permaneceu e perseverou, apesar das suas constantes intrigas para derrubar casa...  Lamento por você, mas fico feliz pela casa que você tentou derrubar.

Em um último ato desesperado você demanda contra aquela casa...  Não acredito que você faça a chamada "macumba" ou o "trabalho" para isso, afinal você não tem preparo para isso.  Mas a sua inveja, o seu olho gordo, o seu despeito em ver a outra casa crescer e crescer e crescer acaba demandando contra a casa.

Sabe o que isso faz com essa casa?
No máximo dá um arranhão.  Daqueles que um simples band-aid resolve.  Enquanto que para consertar a sua moral espiritual será necessária uma quimioterapia.

Talvez você não faça isso por mal, afinal você acreditava que o seu carisma (só você acreditava nele) seria capaz de derrubar o outro dirigente e seus filhos.  No entanto você vê o tempo passar e seu sonho mesquinho não se concretiza...  a outra casa continua crescendo e você qual pedra, fica parado no meio do caminho, até que um dia alguém o chute para liberar a passagem de algo ou alguém mais proveitoso.

Não perca seu tempo demandando contra quem Xangô é pai. E nem contra quem tem guardião para proteger...  use seu tempo para rever seus conceitos sobre religião. Talvez você se torne um bom pastor um dia...  desculpe, um bom obreiro, pois pastores são líderes e bons líderes têm bom senso e educação ao tratar os seus liderados.  Sua função continuará sendo coadjuvante.

E se quiser continuar demandando contra a sua antiga casa, continue... o problema é seu. Pois o nosso problema, Exu resolve, pois os verdadeiros guardiões (não as estrelinhas) estão do lado dos justos.

Douglas Fersan
.'.

Um comentário:

Luz13 disse...

GOSTEI DO BLOG. PARTILHO REFLEXÃO DE ALINE- Eliane Maciel (ALINE) diz para todos aqueles que refletem sobre suas palavras,
que nesta semana, independente de suas religiões ou filosofias, reflitam sobre a verdade, a justiça e a lucidez das atitudes de cada um.
Façam realmente uma reflexão sobre os seus objetivos, sobre o que realmente lhe faz feliz e suas falhas. Auto-conhecimento, auto-analise.
Lembre-se, escolham a paz e a harmonia para o seu ser permanecer na luz, independente dos acontecimentos e tomada de decisões e livre arbítrio de outras.
Somos responsáveis pelo nosso ser e pelo universo que criamos de pensamentos, palavras e ações.
“Cada um dá o que tem”, procure corrigir suas falhas para poder viver em atitude, com dignidade e respeito.
Só podemos dar aquilo que temos, e recebemos aquilo que plantamos.
Que vocês possam, como um espelho, refletir para o outro o que sentem por si.
E aqui do polo norte, na meditação e no silêncio, peço ao DEUS todo poderoso e único que ilumine as mentes, as consciências e que proteja todos aqueles que portarem luz, independente de credo, cor, religião ou país, apenas o ser, em sua totalidade humana.